domingo, 12 de fevereiro de 2012

Castel Gandolfo - Os arredores de Roma


Tenho uma enorme preocupação com os roteiros oficiais que são vendidos por aí...

Viagens para a França em quatro dias conhecendo seis cidades. Conheça a Itália em nove dias...

Não você não conhece a essência de um País, sem poder andar por suas ruas, visitar seu interior, enfim viver como vive aquela comunidade.

Por isso vou dando a vocês, amigos, que hoje se resumem a ninguém, dicas e histórias de locais bem legais nos arredores de Roma.

O primeiro deles é Castel Gandolfo, que é mais conhecida como a residência de verão dos papas.

Quando estive lá, estava lendo um livro chamado o Terceiro Segredo, de Steve Berry, que se passava naquele local.



Segundo a Wikipedia, Castel Gandolfo:

Castel Gandolfo é uma comuna italiana da região do Lácio, província de Roma, com cerca de 6.927 habitantes. Estende-se por uma área de 14 km², tendo uma densidade populacional de 495 hab/km². Faz fronteira com Albano Laziale, Grottaferrata, Marino, Rocca di Papa e Roma (5 km). É muito conhecida por ser o local da residência de Verão do Papa. A residência do Papa (residenza papale em italiano) é um edifício do século XVII do arquitecto Carlo Maderno para o Papa Urbano VIII.
Castel Gandolfo situa-se nas margens do Lago Albano.
Muito mais que isso, Castel é um daqueles povoados medievais onde não se vê quase ninguém nas ruas e se tem um cartão postal em cada olhar.

No centro da muralha esta o Palácio Papal, donde se tem uma vista maravilhosa para o Lago Albano.

O site da Canção Nova noticiou a ida de Bento XVI para lá em 7 de julho de 2011:

O Papa Bento XVI viaja nesta quinta-feira, 07, às 17h30, horário local (22h30 horário do Brasil), para a Residência Pontifícia de verão, em Castel Gandolfo, onde passará grande parte de seu período de descanso. O local fica sobre uma colina à 450 metros do nível do mar e a 30 km de Roma.
Durante todo o mês de julho, as catequeses conduzidas por Bento XVI da Praça de São Pedro no Vaticano, serão suspensas e devem ser retomadas em 03 de agosto. A recitação do Angelus, aos domingos, seguirá normalmente de Castel Gandolfo.


Esta residência é utilizada pelos Papas desde 1626. João Paulo II foi o primeiro pontífice a passar longos períodos neste local que acaba de ser restaurado para receber o Papa Bento XVI.
De Castel Gandolfo, Bento XVI seguirá para Espanha, onde marcará presença na Jornada Mundial da Juventude e, depois, para Ancona (Itália) e Alemanha.

Um amigo que nos levou até Castel nos disse que as audiência do Papa durante o verão, sempre aos domigos ao meio-dia, tem atraído poucas pessoas, diferentemente do que ocorria com o Papa João Paulo II, que também passava os verões ali.


Porém, muito mais que a Casa de Verão do Papa, Castel Gandolfo é uma oportunidade ímpar para se conhecer um local onde o homem se aproximou da natureza e criou uma obra de arte, que hoje está isolada e com pouquissímos turistas.



Mas um dos maiores tesouros de Castel, que não é conhecido por nenhum guia é a Igreja de São Thomé, que fica próxima ao Palácio Papal:




Essa Igreja possui pinturas maravilhosas de um estilo chamado de "falsa escultura", que por conta das sombras dá uma aparência de profundidade. É uma pintura em 3D de antigamente. Veja essa pintura e não escultura:



No mais é curtir uma paisagem maravilhosa, que deixa qualquer goiano de queixo caído...


Que tal um almoço por aqui...


Vale a pena sair de Roma e vir até aqui...










Espero que tenham gostado...


Goiano Viajante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário